Um pequeno erro pode custar muito caro em uma transação imobiliária.
Um detalhe, uma cláusula que passou despercebida e as consequências podem ser enormes.
Pensando nisso, apresentamos cinco pontos que devem ser analisados antes que você assine o contrato de compra e venda.
Todos os passos foram pensados desde a fase pré-contratual até a fase de regularização do bem.
Na dúvida, lembre-se: Busque sempre uma assessoria especializada.
– Conheça o contrato: Leia ou tenha alguém de sua confiança que revise o documento e saiba dos termos acordados, preferencialmente alguém que tenha conhecimento na área.=
– Certifique-se que a descrição do bem em contrato corresponde a real: Tamanho, localização, se os bens do imóvel fazem parte do trato ou não. Tudo precisa estar descrito nos mínimos detalhes para que não haja ruído na comunicação.
– Cheque a documentação: Junto a prefeitura verifique se não há nenhuma pendência do imóvel, além do cartório local para verificar se a propriedade do bem está regularizada e pertence realmente ao vendedor.
– Verifique os valores e a forma de pagamento: Confira se não houve a inclusão no contrato de outros valores não discutidos. É bastante comum em transações desses tipos outros encargos, além o valor do bem.
– Atente-se para a cláusula quanto o registro da escritura: Um mero contrato de gaveta não basta para passar a propriedade do bem. Para evitar qualquer problema na transferência, já inclua esta cláusula como uma obrigação contratual.
Se o contrato não preencher estes requisitos ou se há dúvidas, não assine; procure um advogado de sua confiança para que possa dar o suporte necessário, examinar a documentação e confeccionar o contrato de compra e venda.